sexta-feira, 19 de junho de 2015

SALVE GERAL – Crime organizado emite ordem para matar agentes no Acre




O presidente do sindicato dos agentes penitenciários do Acre, Adriano Marques, divulgou na manhã de hoje, por meio de comunicado em rede social, que reeducandos que cumprem pena na unidade prisional Antônio Amaro Alves em Rio Branco emitiram um “Salve Geral” para matar agentes penitenciários do Acre.

O “Salve Geral”, na gíria do submundo do crime, é um ato emanado pela direção do crime organizado que deve ser cumprido por todos os seus comparsas, ou seja, é uma ordem de execução para implantar o terror e a instabilidade contra a ordem pública.
Segundo um agente que não quis se identificar por razões de segurança, o “Salve Geral” surgiu depois de uma revista geral ocorrida no dia 12 de junho passado. Ontem, quinta-feira (18/06), a juíza da Vara de Execuções Penais (VEP), Luana Campos, visitou a unidade prisional e teria recebido a mensagem por causa da tal revista.

Em mensagem repassada aos agentes, o diretor da unidade prisional Willian da Silva Souza disse que se tratava de um “boato” e que não procede a informação do “Salve Geral”: “Quero passar uma informação pra vocês, aconteceu no dia 12/06, uma revista no AAA (Antônio Amaro Alves), e começou a rolar uns boatos de que a juíza foi fazer uma visita ao presidio AAA e os presos do PCC tinham dito pra juíza que iria haver retaliações aos agentes por causa desse procedimento. Isso não é verdade, eles apenas reclamaram para a juíza de maus tratos aos familiares e aos presos, mas em nenhum momento ameaçaram fazer algo contra os agentes. Essa informação que estar rolando de que haverá retaliações não procede”, escreveu Willian da Silva.

Adriano Marques, do SINDAP/AC, rebate a postura da direção da entidade, pois há um grave precedente de assassinato por ordem do PCC de um agente penitenciário, no dia 2 de fevereiro de 2015: “Nosso colega Anderson Albuquerque foi brutalmente assassinado com mais de 10 tiros quando chegava a sua casa, em retaliação do PCC após ele ter participado de uma operação pente fino no dia anterior. Na época, a direção da unidade chegou a imputar ao próprio agente a responsabilidade por sua morte, pois disse que ele teria cometido maus tratos contra os presos. Esse fato foi esclarecido agora, com a conclusão do caso pela Polícia Civil que comprovou ter havido uma operação montada e financiada pela alta cúpula do PCC. Hoje lemos essa mensagem da direção, onde novamente afirma que agentes teriam cometido maus tratos, denegrindo a imagem da categoria. Se agentes cometeram maus tratos, caberia à direção ter instaurado procedimento administrativo ou provocado abertura de inquérito policial, pois hoje já é dia 18 de junho e a operação de revista aconteceu há uma semana e não há procedimento investigativo sendo assegurado o devido processo legal”.

O presidente do SINDAP/AC informa, ainda, que irá depor na CPI do Sistema Penitenciário, no Congresso Nacional, onde denunciará a falta de solução na superlotação das unidades prisionais no Acre e as condições de trabalho da categoria dos agentes penitenciários.

Em contato com Vara de Execuções Penais, foi solicitado à reportagem que entrassem em contato no final da manhã, pois no momento a juíza titular da Vara de Execuções Penais Luana Campos encontrava-se em reunião com a direção do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).

Em 2006, o Brasil tomou conhecimento dessa expressão do crime organizado, quando a facção criminosa PCC emitiu um “Salve Geral” para aterrorizar a cidade de São Paulo, com a queima de dezenas de ônibus e ataques a postos de policiamento, em represália a transferência de presos do comando para outras unidades prisionais.
Fonte: Acreaovivo.com / Imagem ilustrativa

Importante registrar que o senhor Willian Souza não é mais diretor da Unidade Prisional Antonio Amaro Alves conforme publicação do Diário Oficial Estadual e que foi removido para Unidade Prisional de Senador Guiomard.



Nenhum comentário:

Postar um comentário