segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sindap consegue no TJ/AC a volta de mais um agente penitenciário



Atuante na luta contra injustiças aos seus membros, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap/AC) conseguiu no Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC) a reintegração de mais um de seus agepens, Jairo Plínio de Castro. Desde 2009, este já é o oitavo agente que o sindicato traz de volta ao serviço. A decisão partiu da Primeira Câmara Cível, após o presidente do sindicato, Adriano Marques, ter ajudado a elaborar os memoriais e os entregado pessoalmente nos gabinetes dos desembargadores.

Jairo Plínio estava desde 19.03.13 aguardando uma decisão judicial (período ao qual o sindicato agora deve cobrar ressarcimento ao agente, que fica na ordem dos R$ 160 mil por salários e outros benefícios).

Antes de ser demitido, Jairo Plínio tinha sobrevivido há uma tentativa de homicídio, perdeu seu filho de apenas 16 que havia pulado na passarela, sendo que seu corpo nunca foi encontrado, o servidor passou a sofrer depressão.

Em tal cargo, ele sofreu um processo administrativo disciplinar no qual a Direção do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC) resolveu puni-lo com a demissão por inassiduidade.

O caso de Jairo foi levado a Justiça, sendo que ele teve o pedido deferido inicialmente para o seu retorno através da 3ª Vara de Fazenda Pública, diante da ação ajuizada pelo Sindap. No entanto o IAPEN/AC resolver recorrer.

Sendo que a vitória final de Jairo foi assegurada por Decisão dos Doutores Desembargadores da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, à unanimidade, negar provimento ao Apelo do IAPEN/AC. Para os nobres Desembargadores Jairo não teve o direito constitucional da ampla defesa e contraditório assegurado pelo IAPEN/AC durante sua demissão.

Sobre a decisão, o presidente Adriano Marques declarou que o Sindap trabalha intensamente para amparar sempre seus agentes e acredita na razão da Justiça para impedir que punições injustas sejam aplicadas à categoria. 


Já o agora agente Jairo se disse feliz com a decisão e destacou a sua inteira disposição para voltar ao trabalhar e está muito agradecido a Deus por essa grande vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário